terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Direito

Tenho amigos advogados.Alunos que pretendem seguir carreira e ex-alunos que já estão formados.O filme Advogado do diabo dá uma dimensão sobre esse persona social que deveria lutar pelo bem estar social e acaba tombando para o lado do mal.E carrega toda sociedade junta.
Alguns profissionais apresentam o dom da oratória e são idealistas.Lutam contra grupos articulados que aproveitando as brechas legais libertam criminosos,corruptos,traficantes -sinônimos - normalmente poderosos. Afrontam a nossa inteligÊncia e desvirtuam os fatos em conformidade com os seus clientes.
Estou falando sobre isso porque nessa segunda-feira, dois homens foram presos desviando produtos doados para as vítimas das enchentes da serra.Um ,por sinal,motorista da UERJ.O advogado dos elementos veio a público dizer que eles não estavam desviando produtos e sim colocando doações que estavam em uma fiorino para o caminhão desviado.Detalhe, o fato se deu em Campo Grande, zona oeste do Rio de Janeiro,totalmente fora da rota do caminhão.
Isso é que me irrita nesses profissionais do Direito , achar que somos desprovidos de um mínimo de inteligÊncia e incapazes de enxergar o óbvio.
O exagero na busca do curso é preocupante.Faculdades montam o curso por ser rentável.Jovens sonham a profissão por conta da remuneração.O que deveria ser a base fica em um segundo plano:a ética.Daí esses descalabros e um sistema que não atenta a sua deterioração.O Exame de Ordem não é suficiente.É necessário mais.Assim evitaremos mortes,impunidades e outras violÊncias do cotidiano.

Um comentário:

  1. Monteiro,
    parece até que conversamos sobre o assunto... Ontem tive um exemplo triste de um advogado fazendo mau uso do conhecimento jurídico para prejudicar uma parte sem advogado e leiga. Foi nojento...
    Tenho mania de otimismo e acredito que o BEM sempre vence o mal! Eu sei que existem os bons advogados! Conheço vários. Mas às vezes, confesso, dá medo da mediocridade que há por aí...

    ResponderExcluir